Rio +20 e os Fundamentos da Educação Infantil

FELICIDADE NA AGENDA RIO +20




Entidades da sociedade civil internacionais e brasileiras estão se mobilizando para inserir o tema felicidade na agenda de debates da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Mais do que a medição de um índice, queremos é o estabelecimento de políticas públicas baseadas na felicidade das crianças e dos adultos.

Aliás, A presidente Dilma Rousseff acaba de sancionar a Lei nº 12.602, de 3 de abril de  2012, que institui a data de 25 de agosto como o Dia Nacional da Educação Infantil. A partir da sanção presidencial, o país contará com uma Semana Nacional da Educação Infantil para discutir a situação da educação das nossas crianças.

Nós não podemos confundir um país alegre com um país feliz do ponto de vista daquilo que recebe do Estado. Ou seja, nós temos deficiências graves na área da educação, da saúde, e isso influi decisivamente na colocação que ocupamos.

Felicidade e criança tem tudo a ver. Eis mais um tema (dentre tantos) que deverão ser discutidos na conferência. A observação do dia da Educação Infantil é apenas um plus, um realce dessa aproximação indispensável.

Dedicar um dia à educação infantil será uma maneira de aprofundar o compromisso do Brasil com o bem-estar de nossas crianças, traduzido em saúde e educação, através de um crescimento econômico que não comprometa o futuro.

Fonte: GRANDA, Alana. Movimentos sociais querem incluir a felicidade na agenda da Rio+20. Disponível em: http://cristovam.org.br/portal3/index.php?option=com_content&view=article&id=4791:movimentos-sociais-querem-incluir-a-felicidade-na-agenda-da-rio20&catid=164:so-manchete&Itemid=100138. Acessado em: 21 de abril de 2012.

____________________________________________________________________________

ECOALFABETIZAÇÃO


Mister se faz incutir nos estudantes, nos empresários, nos líderes políticos os valores de sustentabilidade. Nesse sentido, consciência ecológica, capacidade de observar a natureza e trazer esses ensinamentos para a vida real são fundamentais no ensinamentos dos pequenos.

Ecologia não pode ser compreendida nem abordada separadamente de outras áreas do conhecimento. Quando olhamos para os ecossistemas, nós percebemos que eles são comunidades de plantas, animais e microrganismos que se relacionam de forma que maximizam sua sustentabilidade.  Não tem desperdício na natureza.

Para ajudar a desenvolver essa percepção desde cedo, é imprescindível sugere levar turmas da pré-escola para uma horta.  Lá, os pequenos podem ser apresentados ao ciclo de vida dos alimentos, aprender que nenhum ser vive sozinho e descobrir que isso também ocorre no dia a dia deles. Se a criança vive no centro, ela não sabe de onde o alimento vem.  Ela acha que a comida vem do supermercado.

Como reconhecemos as implicações preocupantes de ameaças globais ambientais e das justiça social, as pessoas estão procurando novas respostas inteligentes. Escolaridade para a Sustentabilidade oferece a melhor esperança para todos, explicando-se o que vida sustentável realmente significa, é certo que os jovens com esse conhecimento vão nos levar a um futuro mais seguro, mais justo e próspero.

Dessa forma, haverá um grande senso de esperança, pois ensinar aos jovens como entender e preservar a natureza, é tão importante para o fuuro de nosso planeta quanto ensinar matemática, ciências ou linguagem.

Fonte: STONE, Michael K. Smart by Nature: Schooling for Sustainability. Disponível em: http://www.ecoliteracy.org/books/smart-nature-schooling-sustainability. Acessado em: 21 de abril de 2012.
 _________________________________________________________________

Em 31 de janeiro de 2012, p Fórum Mundial de Educação 2012 fez parte de processo de debates que culminará na Rio + 20; educadores têm papel preponderante na mudança de paradigma da educação.

O Fórum Mundial de Educação (FME) ocorreu junto com o Fórum Social Temático (FST) 2012, ambos inseridos no processo do Fórum Social Mundial 2012. O principal objetivo dos encontros, realizados no Rio Grande do Sul, foi a preparação para a Rio + 20 – Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, que vai acontecer em junho deste ano no Rio de Janeiro.

Discutiu-se como a educação deveria ser pensada para a construção de um mundo mais sustentável. A educação trabalhou, entre outras coisas, com os vários temas ligados à forma como educadores e educadoras poderiam se integrar nesse processo da preparação da Rio + 20”. Neste aspecto, para uma mudança de paradigma de desenvolvimento e de perspectiva que o Fórum Social Mundial busca, é necessário debater os processos educativos. Para, no mínimo, discutir temáticas e aumentar a consciência das pessoas sobre o limite do atual modelo civilizatório.

Para quaisquer mudanças individuais ou coletivas, explica, desde a preservação do meio ambiente até processos coletivos de políticas públicas, os educadores têm um papel preponderante. Mas, além dessa função de ensinar novas culturas sustentáveis, o grande problema da educação é que todo modelo educativo é voltado a perspectivas de desenvolvimento baseadas no aumento da produção e do consumo. Desenvolver é fazer com que todos entrem no mercado de trabalho. Que todos tenham dinheiro pra comprar o que quiser... o valor das pessoas não é dado pelo que as pessoas são, mas pelo que elas têm, pelo que elas ganham. Essa é a grande questão!

Infere-se que, para se mudar o modelo de desenvolvimento, os comportamentos e valorizar o ser humano com seu ambiente, para tudo isso a educação tem um papel fundamental. E essa Educação deve começar bem cedo e ter continuidade, desde a creche. Só assim estaremos favorecendo o desenvolvimento pleno das crianças, levando em conta o contextos onde vivem, sua realidade social e cultural. Educação em valores deverá ser tema da conferência.

Fonte: SUGESTÕES DE PAUTA. Fórum pensa educação para sustentabilidade. Disponível em: http://www.observatoriodaeducacao.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1136:forum-pensa-educacao-para-a-sustentabilidade&catid=48:sugestoes-de-pautas&Itemid=98. Acessado em: 22 de abril de 2012.
__________________________________________________________________

 INFÂNCIA NO LIXO


 
A Rede Globo tem apresentado o maior desafio dos direitos humanos e da sustentabilidade para quase todas as cidades brasileiras, a vida nos lixões . Esse é o retrato da crueldade da “guerra do lixo” estabelecida dentro das grandes metrópoles do país.

A falta de recolhimento, a falta de separação, o baixo percentual de reciclagem do lixo e a forma fácil como pessoas podem se engajar informalmente nos batalhões de coletores, catadores e separadores de lixo que abastecem intermediários que vendem material reciclável que estão ganhando cada vez mais dinheiro são o gueto onde estão crescendo as crianças de rua, os sem teto e muitos dos retirantes do novo milênio.

Rita (personagem da atriz mirim Mel Maia) conta uma história de milhões de crianças brasileiras que trabalham nos maiores lixões do mundo, que são no Brasil. Vivendo em condições que violam os direitos humanos, o respeito as infância e as obrigações de educação da sociedade e do estado para com as crianças o personagem traz a tona o debate que é latente e muito diferente da novela de escândalos palacianos que lota as páginas de política dos jornais.

À beira de uma das mais importantes conferências do mundo no Brasil, a RIO+20, e Rita é tranquilamente um dos ícones do debate que vai acontecer sobre desenvolvimento sustentável. Os diretores e produtores da novela estão de parabéns, provaram que novela também pode produzir cultura e debate político, ambiental e social de relevância.

Fonte: MARTINS, Luciano Medina. Vida nos lixões: tema de novela, assunto da conferência RIO+20 e grave problema das grandes cidades do Brasil. Disponível em: http://movimentomunicipalista.wordpress.com/2012/03/28/vida-nos-lixoes-tema-de-novela-assunto-da-conferencia-rio20-e-grave-problema-das-grandes-cidades-do-brasil/.

_______________________________________________________________

CARTILHAS PARA EDUCAÇÃO SANITÁRIA NAS ESCOLAS RURAIS



Um comentário:

  1. Está mais do que em pauta o assunto LIXO. Saber como se dá o gerenciamento de resíduos , aproveitamento, reaproveitamento e seu destino final é uma atitude que cabe a nós cidadãos.
    A abordagem que o blog deu para a infância no lixo me chamou mais ainda a atenção para pesquisar mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir