quinta-feira, 26 de abril de 2012

CARTILHAS PARA EDUCAÇÃO SANITÁRIA NAS ESCOLAS RURAIS



Personagens de história em quadrinhos levam até os alunos do ensino fundamental da rede pública de escolas rurais fluminense os programas de Sanidade Agropecuária. Eles integram as estórias contadas em sete cartilhas produzidas pela coordenadoria setorial de Educação Sanitária, da secretaria estadual de Agricultura, com orientação de pedagogos e técnicos da Defesa Sanitária Animal, para conscientizar os alunos tornando-os multiplicadores junto aos familiares e à comunidade.

A coordenadora setorial de Educação Sanitária, da superintendência de Defesa Agropecuária, Rosa Maria Antunes  explica que o material educativo, no formato de história em quadrinhos e de forma lúdica, é uma ferramenta de conhecimento e divulgação das principais zoonoses e de suas prevenções.

Neste sentido, o processo educativo precede todas as ações de fiscalização que visam resguardar a saúde pública no estado, sendo esse o mais importante passo na construção de uma sociedade consciente com o trabalho que se inicia desde a Educação Infantil. Até o momento (abril/2012), já foram capacitados 307 professores de escolas rurais, em 23 municípios, para que se tornem multiplicadores dos temas relacionados à sanidade animal e vegetal e inspeção de produtos industrializados de origem animal. Com a participação desse projeto de educação sanitária na Conferência  Rio +20, essa conscientização tomará dimensões incalculáveis.

A meta é que as escolas sejam mais um instrumento de conhecimento e conscientização, através da interdisciplinaridade, sobre temas como febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, teníase, alimentos seguros e agrotóxicos e destino de embalagens.


Fonte: ANTUNES, Rosa Maria. Agricultura produz cartilhas para educação sanitária nas escolas rurais. Agricultura e Pecuária, Caderno Notícias. Disponível em: http://www.rj.gov.br/web/seapec/exibeconteudo?article-id=901676. Acessado em: 26 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário