os europeus decidiram apoiar a proposta da Colômbia de se criar Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. São metas no mesmo formato dos Objetivos do Milênio – oito objetivos formulados pela ONU em 2000. Todos os 191 países-membros das Nações Unidas se comprometeram a perseguir essas metas, como erradicar a pobreza, reduzir a mortalidade infantil, entre outras. Há, inclusive, um objetivo sobre o meio ambiente: garantir a sustentabilidade ambiental.
Os novos objetivos seriam criados em de 5 áreas: energia sustentável; água; manejo sustentável da terra e dos ecossistemas; oceanos; e eficiência no uso de recursos, com foco no lixo. Nesse contexto, seria uma grande vitória para a Rio+20 se essas metas fossem aprovadas. Primeiro, porque alguns desses objetivos podem levantar polêmicas. Um exemplo seria o caso da energia: o que poderia ser considerado “energia sustentável”? Será que hidrelétricas contam? E usinas nucleares? Outro ponto que pode render polêmica é o de oceanos – alguns países consideram que a exploração dos oceanos é uma questão de soberania e segurança alimentar, e por isso não aceitam a criação de santuários marinhos, como é o caso do Japão.
Um bom resultado na Rio+20 serviria para levantar as expectativas em torno de negociações em instâncias internacionais. Desde o fracasso de Copenhague em fechar um acordo climático, em 2009, muitos passaram a duvidar de que negociações internacionais podem resolver problemas envolvendo o meio ambiente. Tanto que o Brasil, com receio de um fracasso, vem ressaltando mais pontos sociais e econômicos na Rio+20 do que ambientais. Um acordo pode reviver as esperanças de que os países conseguem agir juntos para resolver problemas complexos como as mudanças climáticas.
Fonte: CALIXTO, Bruno. Europeus querem criar “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” na Rio+20. Redação Época. Geral Tags: Rio+20. Disponível em: http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/tag/rio20/. Acessado em: 26 de abril de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário