segunda-feira, 23 de abril de 2012

INFÂNCIA DO LIXO



A Rede Globo tem apresentado o maior desafio dos direitos humanos e da sustentabilidade para quase todas as cidades brasileiras, a vida nos lixões . Esse é o retrato da crueldade da “guerra do lixo” estabelecida dentro das grandes metrópoles do país.

A falta de recolhimento, a falta de separação, o baixo percentual de reciclagem do lixo e a forma fácil como pessoas podem se engajar informalmente nos batalhões de coletores, catadores e separadores de lixo que abastecem intermediários que vendem material reciclável que estão ganhando cada vez mais dinheiro são o gueto onde estão crescendo as crianças de rua, os sem teto e muitos dos retirantes do novo milênio.

Rita (personagem da atriz mirim Mel Maia) conta uma história de milhões de crianças brasileiras que trabalham nos maiores lixões do mundo, que são no Brasil. Vivendo em condições que violam os direitos humanos, o respeito as infância e as obrigações de educação da sociedade e do estado para com as crianças o personagem traz a tona o debate que é latente e muito diferente da novela de escândalos palacianos que lota as páginas de política dos jornais.

À beira de uma das mais importantes conferências do mundo no Brasil, a RIO+20, e Rita é tranquilamente um dos ícones do debate que vai acontecer sobre desenvolvimento sustentável. Os diretores e produtores da novela estão de parabéns, provaram que novela também pode produzir cultura e debate político, ambiental e social de relevância.

Fonte: MARTINS, Luciano Medina. Vida nos lixões: tema de novela, assunto da conferência RIO+20 e grave problema das grandes cidades do Brasil. Disponível em: http://movimentomunicipalista.wordpress.com/2012/03/28/vida-nos-lixoes-tema-de-novela-assunto-da-conferencia-rio20-e-grave-problema-das-grandes-cidades-do-brasil/. Acessado em: 23 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário