sexta-feira, 13 de abril de 2012

VOLUNTARIADO NA RIO +20


O programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) é a organização das Nações Unidas que promove voluntariado de apoiar a paz e o desenvolvimento mundial. Voluntariado pode transformar o ritmo e a natureza do desenvolvimento e beneficia tanto a sociedade em geral como cada voluntário. UNV contribui para a paz e desenvolvimento através da defesa do voluntariado a nível mundial, incentivando parceiros para integrar pessoas em programas de desenvolvimento e mobilização de voluntários. Na maioria das culturas, o voluntariado está profundamente enraizado há muito tempo, nas tradições antigas de partilha e apoio dentro das comunidades. Neste contexto, Voluntários das Nações Unidas desempenham um importante papel no desenvolvimento e na paz, juntamente com colegas de trabalho, agências acolhedoras e as comunidades locais. Em todas as tarefas, eles promovem voluntariado através da sua ação e conduta, pois, engajar-se numa organização como essa pode efetiva e positivamente enriquecer a nossa compreensão do local e da realidade social, como bem criar uma ponte entre os voluntários e as pessoas em sua comunidade anfitriã. Isso fará com que o tempo utilizado como Voluntários das Nações Unidas seja ainda mais gratificante e produtivo.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, ou Rio 20 em junho de 2012 será um reunião importante para os líderes mundiais para analisar os resultados, para o desenvolvimento sustentável e para discutir uma nova arquitetura de desenvolvimento global sustentável. A Rio +20 irá se concentrar nas áreas social, econômica e pilares ambientais no contexto do desenvolvimento sustentável e redução da pobreza.

Infere-se que a Rio +20 apresenta uma oportunidade única para UNV, uma vez que mostra a ação voluntária como uma abordagem centrada na paz e no desenvolvimento, elementos essenciais para alcançarmos o desenvolvimento sustentável. A mudança social virá de cidadãos sensíveis, que pensam diferente e tomam medidas para fazer as mudanças acontecerem. Portanto, UNV se esforça no sentido da integração do voluntariado no processo, a discussão dos resultados dentro da Conferência Rio +20. Ao apoiar a gestão do voluntariado para o Rio 20, a UNV garante oportunidades de voluntariado para diversas pessoas. Uma vez que os jovens devem ser os maiores interessados em alcançar "o futuro que queremos", é particularmente importante para UNV capacitá-los e, assim, facilitar e promover a ação voluntária para o desenvolvimento sustentável. O grupo de voluntários para o Rio 20 será composto por adolescentes e jovens adultos. Neste contexto, UNV vai partilhar e desenvolver conteúdos e metodologias para a formação de formadores, ou formação de voluntários, respectivamente. Tal iniciativa precisa ser reconhecida como um fator-chave das mudanças necessárias em nossa organização social. Durante a Rio 20 Conferência, a UNV visa reforçar e exemplificar esta mensagem através da presença de 1500 voluntários que servirão de exemplo ao princípio do voluntarismo.

O governo brasileiro, sob a orientação do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, estabeleceu uma Comissão Organizadora Nacional (CNO - Comité Nacional de Organização) responsável pela organização da conferência Rio +20. Em cooperação com as Nações Unidas Programa de Desenvolvimento, PNUD, no Brasil um projeto específico para atender à demanda de voluntários pouco antes e durante a conferência tem sido desenvolvido. No âmbito deste projecto, aos 1500 voluntários serão oferecidas oportunidades para os serviços em diferentes áreas de logística durante os 10 dias de conferências e voluntários serão subdivididos em três grupos principais:

1. Adolescentes e adultos jovens provenientes de famílias de baixa renda no Rio de Janeiro com, no mínimo, ensino médio incompleto e que fazem parte, ou participaram, de cursos de formação em áreas temáticas indicadas pelo CNO.

2. Profissionais jovens adultos inscritos como estudantes universitários ou recém-formados em áreas temáticas indicadas pelo CNO.

3. Adolescentes e adultos jovens matriculados em instituições de ensino médio (público e privado) de Rio de Janeiro.
 
Fonte: UNITED NATIONS VOLUNTEERS. UN VOLUNTEER DESCRIPTION OF ASSIGNMENT. Disponível em: http://www.pnud.org.br/recrutamento/arquivos/201204021650.pdf. Acessado em: 12 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário